quarta-feira, abril 19, 2006

Vou me permitir


Porque, às vezes, as coisas óbvias são as mais difíceis de serem ditas e as mais fáceis de serem esquecidas.


Vou me permitir

Ao menos de vez em quando, ao menos um dia ou outro, ao menos agora, ao menos em um restinho de clima pós-Páscoa, tão propício a mudanças e renascimentos... Vou me permitir.
Vou me permitir não procurar corresponder o tempo todo ao que esperam de mim, não tentando ser boa filha, boa namorada, boa profissional, boa cidadã, boa pessoa, boa amiga em tempo integral - aceitando os escorregões com bom humor, humildade e paciência. Porque ninguém é perfeito, nem tem que ser, nem consegue ser. Nem mesmo eu...(mais se bem que eu ainda queria!!).
Vou me permitir sonhar com coisas muito legais, divertidas, doidas e caras, ainda que sejam utópicas ou até mesmo impossíveis. Porque tudo nessa vida é desejo. E também porque a vida dá muitas, muitas e muitas voltas, nos surpreendendo a cada minuto(como vem acontecendo seriamente comigo desde que cheguei no ES).
Vou me permitir não falar o que não estou com vontade de falar, não ir a lugares que não quero ir, não comprar o que não quero, não ler o que não quero ler(muito menos panfletinhos), não fazer o que não quero fazer só porque alguém acha que é o correto ou o melhor pra “vc, Priscila”. Porque não tenho que me contrariar tanto - as outras pessoas já se encarregam disso por mim (Dimitri e Luiz que o digam). E também porque "a vida é muito curta para ser pequena"(ameeeei essa frase).
Vou me permitir faltar academia sem motivo, só pra dormir um pouco a mais (e engordar), almoçar com calma, com bastante verdinhos, encontrar alguém querido ou voltar pra casa a pé, bem lerdiiiinha, cumprimentando todos na rua, ir à Câmara e ficar lá por horas sonhando em estar do outro lado da bancada(como eu gosto disso!) e ir ao Centro sem enrolar. Porque, no fim das contas, trabalho e estudo é um meio de facilitar a nossa vida, e não de tomá-la de nós. Perdi um pouco o controle sobre isso esse semestre.
Vou me permitir não deixar que abusem de mim - em família, entre amigos, no trabalho, na sociedade - sem que esboce qualquer reação. Porque ninguém respeita quem não respeita a si mesmo. E as pessoas deviam parar com isso. Eu não sou boba, apenas deixo elas acreditarem q sou.
Vou me permitir fazer da organização, da ordem, do controle, das obrigações e do meu namoro, meus aliados - não carcereiros. Porque tudo que é fechado demais, sufoca.
Vou me permitir dizer "eu te amo" e não fazer loucuras de amor - sem medo de ser perdulária com as palavras, sem medo de me comprometer demais, sem medo de ser mal interpretada, sem medo de não ser a-namorada-perfeita. Porque meu amor é esfomeado; e não se sustenta só com o que é invisível, ou inaudível.
Vou me permitir não dar atenção para as pessoas chatas, por mais melodramáticas, egoístas e coitadas que elas pareçam. Porque é muito melhor quando não há insetos em volta da lâmpada.
Vou me permitir comer, gastar, dormir, sorrir e chorar sem culpa, sem medo, sem tanta dificuldade e sem tanta teorização. Porque tudo que é natural é mais calmo e mais bonito. Ai, como gostaria de poder ter chorado naquele dia, na piscina...
Vou me permitir não saber - não saber do certo, não saber o que fazer, não saber pra onde ir. Porque nem sempre não saber onde se está indo significa estar perdido. Mas sei que se pudesse trocaria isso por saber tudo.
Vou me permitir acreditar em coisas como ética, decência, compromisso, respeito, integridade e paz. Porque as pessoas que não acreditam em nada disso são a minoria - embora tenham maior destaque. E também porque a vida sem esperança é perda de tempo. Mas no PT, jamaaaaais! E na Margareth tbm não!
Vou me permitir gostar de mim mesma como sou - com quilos a mais ou a menos, com narizes tortos, com manias esquisitas, com cabelos rebeldes, com cores, cheiros e sabores estranhos. Porque a melhor coisa que alguém pode aprender a fazer na vida é rir de si mesmo - e para si mesmo.
Vou me permitir cuidar menos dos outros e mais de mim. Porque, no fim, é isso - ninguém tem o poder de mudar o caminho e a postura de vida de ninguém. Só podemos fazer isso por nós mesmos... E olhe lá.
Vou me permitir chutar o pau da barraca quando algumas situações ficam pesadas demais. Porque ninguém consegue carregar o insustentável.
Vou me permitir pedir ajuda para as pessoas que realmente gostam de mim quando isso for necessário. Preciso aprender a pedir ajuda! Não é possível que viverei eternamente assim. Porque só é forte quem consegue cair... E levantar.
Vou me permitir dizer não. E vou me permitir dizer sim. Porque não. E porque sim.
Vou me permitir mudar de idéia quantas vezes for preciso, e não ser dona da verdade. Porque a verdade nem existe de verdade. (Dimitri vai amar isso!)
Vou me permitir segurar bem forte o leme da minha vida e ( não ) tomar decisões importantes. Porque tudo que é fraco demais, o vento leva - sabe-se lá Deus pra onde.
Vou me permitir experimentar a liberdade, ainda que ela seja apenas uma ilusão. Porque a busca por um espírito livre é o motivo de cada ato de respiração(rimou e ficou super brega!)
Vou me permitir escrever e/ou ler textos de auto-ajuda meio babacas como este. Porque, às vezes, as coisas óbvias são as mais difíceis de serem ditas e as mais fáceis de serem esquecidas.
Vou me permitir lembrar a música do Lulu Santos. Porque "as canções mais tolas tendo seus defeitos, sabem diagnosticar o que vai no peito".
"Hoje o tempo voa, amor...
Escorre pelas mãos...
Mesmo sem se sentir.
E não há tempo que volte, amor...
Vamos viver tudo que há pra viver -
Vou me permitir..."
Mas só lembrar a música, cantar jamais. Lulu Santos é muito ruim! Blrg

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial